Uma pesquisa, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2010, demonstrou que cerca de um terço das residências urbanas do Brasil não têm uma árvore sequer no seu entorno.
Esse dado é extremamente preocupante, visto que a presença de áreas verdes, principalmente no ambiente urbano, traz imensos benefícios, como a redução da temperatura e a purificação do ar, em função de as plantas reterem elementos tóxicos da atmosfera, que podem trazer problemas à saúde humana.
Características de locais mais quentes e com maior presença de sol, como o Brasil, e dotadas de exuberância e versatilidade singulares, as flores e folhagens tropicais ornamentais são ótimas pedidas para melhorar a quantidade de verde das cidades brasileiras, visto que suportam altas temperaturas e se adequam a diversos ambientes, podendo ser cultivadas desde jardins a vasos de plantas.
O nosso país abriga a maior biodiversidade do planeta, com cerca de 20% das espécies de flora e fauna da Terra, o que sinaliza para a existência de dezenas de tipos de plantas tropicais no nosso território.
No entanto, alguns dos tipos mais comuns, que podem ser encontrados mais facilmente em residências, eventos, empresas, floriculturas, lojas online (e-commerces) e mesmo na rua – sim, você já pode ter esbarrado numa dessas plantas por aí – são as alpínias, helicônias, antúrios, costelas de adão e as inusitadas shampoos.
Sabe aquele ditado que diz que “o jardim do vizinho sempre parece mais verde”, o que nos remete a achar que sempre as coisas que não são nossas têm menos valor? Pois é, pelo menos no universo da decoração de ambientes o ‘jogo’ parece que vem virando a favor do que é nativo, mais especificamente no que tange ao uso das plantas tropicais na composição de espaços residenciais, corporativos e de eventos.
Queridinhas de arquitetos e decoradores, que buscam promover maior frescor, colorido e contato das pessoas com a fauna nativa, através da inserção dessas espécies nos mais diferentes ambientes, as flores e folhagens tropicais são verdadeiros ‘camaleões’ naturais, visto que podem figurar, muitas vezes, sozinhas, dispostas sobre mesas de jantar em pratos decorativos ou até mesmo compondo verdadeiros paredões verdes, em varandas, que ajudam a diminuir a poluição sonora em locais de grandes cidades.
Já falamos aqui que um dos grandes atrativos das flores e folhagens tropicais é a durabilidade dessas espécies, especialmente em climas mais quentes como o do Brasil. No entanto, como todo ser vivo, elas têm um tempo de vida – o que gera um material orgânico, quase sempre lançado diretamente na natureza.
No Cultivo Bloom, além do serviço de aluguel de flores e folhagens Estação As Flores do Mundo para eventos, que faz o recolhimento das espécies alugadas, após o término do evento – evitando o descarte dessas plantas, levando-as de volta ao nosso Plantio em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife – ; investimos em ações como a compostagem de material orgânico e vermicompostagem com minhocário, para que o material das plantas em decomposição possa servir de ‘alimento’ para o solo e gere novas espécies, contribuindo para a preservação do meio ambiente, a ampliação de áreas verdes e a sustentabilidade do nosso Planeta!
Ampliar a quantidade de verde, especialmente nas áreas urbanas do nosso país, é uma necessidade e uma tarefa que depende de cada um de nós! E, com uma biodiversidade gigante como a nossa – prova disso, está na riqueza das nossas flores e folhagens tropicais – não há como negar que esse desafio se torna mais simples, concorda?
Deu para perceber que a presença de plantas tropicais, mesmo um arranjo simples, já é capaz de modificar o ambiente, nos conectar com a natureza e, por que não melhorar o nosso humor, com o sentimento de que estamos contribuindo para uma realidade mais verde e limpa?
Então que tal saber mais a respeito desse universo amplo das Plantas Tropicais, e, de quebra ainda conferir informações que ajudam nessa empreitada de sermos cada vez mais responsáveis com a saúde do nosso Planeta? Acompanhe nossas atualizações por aqui e através das nossas redes sociais (Facebook e Instagram): @sigabloom @asfloresdomundo (@asfloresdomundoo – Instagram) @estacaoasfloresdomundo
🍃 Está no ar mais uma SEMANA BLOOM! 🍃
Do dia 23 a 26 de maio Recife sediará a segunda edição da Semana Bloom – Por cidades mais verdes.
Um evento que propõe repensar sobre as possibilidades que temos, enquanto pessoas e empresas, de melhorar o meio ambiente em que vivemos.
Serão quatro dias de palestras, cursos, oficinas e atividades voltadas a assuntos ambientais, que incentivem o bom hábito do cultivo desde cedo!
Entra nessa com a gente e corre logo pra fazer a sua inscrição através do link: https://www.sympla.com.br/semanabloom2018